Quem somos

O Centro Social Cultural e Recreativo de Pindelo foi criado em 1991 por iniciativa de um grupo de cidadãos vocacionados para o exercício da acção social que se constituiu em comissão instaladora, posteriormente, transformada em Instituição Particular de Solidariedade Social com o Estatuto de Utilidade Pública.

O Centro Social iniciou as suas actividades apenas com a resposta social de Centro de Actividades de Tempos Livres (C.A.T.L.), dando apoio a várias dezenas de crianças, nas instalações da antiga Escola Louzada.

Contudo, o grande sonho da Instituição, consistia em tornar-se num centro dinamizador de coesão social, através da prestação de serviços à comunidade, em áreas tão importantes e sensíveis como a guarda, educação e ocupação dos tempos livres de crianças (Creche e C.A.T.L), o apoio domiciliário a idosos (SAD), a criação de um espaço de convívio e partilha, actualmente designado por Clube Sénior e a promoção social, cultural e económica de pessoas em situação de fragilidade, exclusão ou carência humana, concorrendo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

Para tal, em 1997, a Instituição adquiriu um terreno, com 4360m2, no lugar do Poço, a fim de poder construir um edifício de raiz que lhe permitisse realizar o seu sonho. Seguiu-se um longo caminho até ao processo de adjudicação, construção e equipamento da tão desejada obra, finalmente concluído em Dezembro de 2011.

Em meados de Dezembro de 2012, o Centro Social de Pindelo começou a desenvolver as suas actividades a partir da sua nova sede, beneficiando das excelentes infraestruturas do novo edifício. A par das respostas sociais tipificadas, muitas são as actividades, os projectos e os serviços que têm vindo a ser implementados pela Instituição, para responder da melhor forma às necessidades da comunidade que se pretende servir, de forma personalizada e com qualidade.